Friday, April 12, 2024

Werewolf Women of the S.S. (2007)


Em 2007, Quentin Tarantino e Robert Rodriguez lançaram o projeto Grindhouse, onde propunham uma sessão dupla de filmes inspirados no exploitation setentista. Rodriguez foi responsável por Planeta Terror, um divertido filme de zumbis que, no entanto, falha em capturar o espírito dos filmes da época. Tarantino foi mais bem sucedido com À Prova de Morte, um tributo a filmes de corrida de carro. Ensanduichados entre os dois longas, havia quatro trailers falsos: Machete (de Rodriguez), Thanksgiving (de Eli Roth), Don't (de Edgar Wright) e Werewolf Women of the S.S., de Rob Zombie.

Werewolf Women of the S.S é uma homenagem ao cinema nazi-exploitation, trazendo em sua curta duração diversos elementos caros ao subgênero. Zombie, que a princípio considerou fazer um WIP (filmes de mulheres na prisão), entende a anarquia narrativa que impera em filmes como Beast in Heat e os nazi-exploitations de Sergio Garrone—suas maiores influências aqui.



Werewolf Women of the S.S se passa no Campo da Morte 13, onde o tenente Boorman (Tom Towles) recebe um comando do Commandant Franz Hess (Udo Kier) para administrar o Projeto Puro Lobo, um experimento científico que transformaria mulheres em super-soldadas lobisomulheres. O Puro Lobo é o projeto de estimação do Dr Heinrich von Strasser (Bill Moseley), um cientista louco inspirado em Josef Mengele que faz experimentos com prisioneiras para atingir os seus objetivos.

Puro Lobo se torna uma prioridade para os nazistas, que precisam apelar para a ajuda das She Devils of Bedlzak: as irmãs Gretchen (Sybil Danning) e Eva Krupp (Sheri Moon Zombie). O trailer não deixa claro qual seria a participação delas, exceto de que são duas irmãs sádicas que são mostradas marcando suásticas com ferro em brasa em prisioneiras. Eva é mostrada também cantando uma canção em alemão num palco improvisado, levando Boorman às lágrimas.



Com a chegada dos Aliados, os nazistas precisam apelar para a ajuda do arqui-vilão Fu Manchu (Nicolas Cage), um criminoso chinês advindo dos livros pulp de Sax Rohmer. Cage está obviamente histérico, e o fato de não termos um filme inteiro com ele fazendo Fu Manchu é um absurdo. O vilão parece mais preocupado em conseguir um cinnabon (uma espécie de pão de canela) do que em dominar o mundo. A verdade é que Cage se ofereceu como ator para Zombie durante um encontro social, mas não sentia confortável interpretando um nazista. Daí surgiu o conceito de incluir Fu Manchu na trama.

Apesar de Grindhouse ter sido um fracasso de bilheteria, dois de seus trailers se tornaram longas: Machete e Thanksgiving. As chances de Rob Zombie transformar Werewolf Women of the S.S em um longa são mínimas, ainda mais depois que Tom Towles morreu e Udo Kier se recusou a trabalhar com o diretor de novo. Zombie chegou fazer uma canção com o título do filme, e prometeu transformar a trama em história em quadrinhos, mas o projeto não vingou. Por enquanto, Werewolf Women of the S.S se sustenta como o último representante legítimo do nazi-exploitation.

No comments:

Post a Comment