Friday, April 19, 2024

Blitzkrieg: Escape from Stalag 69 (2008)



Em 2008, o cineasta independente Keith J. Crocker tomou para si a missão de revitalizar o gênero nazi-exploitation com o filme Blitzkrieg: Escape from Stalag 69. O timing era excelente, já que Werewolf Women of the SS havia sido lançado na sessão dupla de Grindhouse no ano anterior, e uma leva de filmes no mesmo estilo estava sendo lançada. Conversei com Crocker na época e ele me enviou o DVD de seu filme para que eu o resenhasse no blog antigo. Infelizmente, não fui capaz de fazer uma crítica positiva.

Blitzkrieg: Escape from Stalag 69 é uma zona sem nada de interessante. A trama se passa num campo de prisioneiros liderado por Helmut Schultz (Charles Esser, péssimo), um comandante sádico supostamente baseado na figura de Charles Manson. A caracterização de Schultz é patética, com um sotaque alemão forçado e uma farda da SS pequena demais para ser abotoada no peito.



A trama dedica bastante tempo a Schultz, mas há mais personagens coadjuvantes aqui do que em Magnólia. Há uma dançarina de cabaré, um valoroso soldado americano, a irmã de Schultz que tenta seduzir esse soldado, um padre vitima de experimentos, entre tantos outros que servem para esticar a duração do filme a imperdoáveis duas horas.

Entre tantos personagens, o destaque é Natasha, interpretada por Tatyana Kot, uma mulher russa que castra um nazista na banheira (homenagem ao clássico exploitation A Vingança de Jennifer) e escapa nua, usando apenas botas e uma metralhadora para matar mais nazis. Se o filme tivesse se focado nela, talvez teríamos algo digno de nota.

A produção do filme é preguiçosa, com direito a água digital numa cena de tortura por afogamento e personagens femininas com tatuagem lombar em pleno ano 1945. Tudo isso poderia ser perdoado se o filme fosse mais curto e tivesse características próprias do gênero, como o bordel nazista ou o campo do amor. O mais perto que chega disso é uma curta cena com uma criatura feita por experimentos científicos, semelhante à de Beast in Heat, mas ela aparece por pouco tempo. No mais, uma tremenda oportunidade perdida e uma tentativa fracassada de revitalizar o nazi-exploitation.

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