Friday, April 5, 2024

Fantasmas de Sodoma (1991)



 O ano é 1991. O nazi-exploitation já está destruído, morto, enterrado e esquecido. Eis que uma estranha produção surge na TV italiana. Uma película dirigida pelo mestre Lucio Fulci, famoso por obras como Zumbi - A Volta dos Mortos, A Casa do Cemitério e Terror das Trevas.

Já longe de sua época de glória, Fulci preparou um filme de fantasmas tedioso e esquecível, mas que ainda assim foge do convencional e algumas ideias interessantes. Na trama, um grupo de amigos em viagem de férias vai pedir ajuda num casarão quando o seu carro quebra. Aparentemente abandonada, a mansão se mostra suntuosa do lado de dentro, com grandes quartos, mobiliário caro, comida e bebida à vontade e alguns estranhos rolos de filme.

O casarão foi palco da última orgia de um grupo de oficiais nazistas, cujos fantasmas ainda assombram o lugar. Ao contrário da maioria dos filmes de casa assombrada, os espíritos aqui não estão a fim de matar ou torturar as vítimas, mas sim incluí-las nos seus jogos sexuais.

Originalmente rodado em 1988, Fantasmas de Sodoma é o último suspiro do último suspiro do nazi-exploitation, juntando elementos de A Catedral, Garotas da SS, Terror nas Trevas e de O Anjo Exterminador de Luis Buñuel.

O maior mérito de Fantasmas de Sodoma é ter sido incluído em Um Gato no Cérebro, obra seminal de Lucio Fulci lançada em 1991 - antes da primeira exibição de Fantasmas de Sodoma. Última obra-prima de Fulci, Um Gato no Cérebro traz o próprio diretor como protagonista: um cineasta de horror que tem dificuldade de separar os seus filmes da realidade. Cenas de diversos filmes anteriores de Fulci foram incluídas nessa obra, inclusive cenas dos nazistas jogando bilhar e conduzindo a sua última orgia.

No elenco de Fantasmas de Sodoma, há de se destacar as participações especiais e não creditadas de Al Cliver e Zora Kerova, ambos veteranos da filmografia de Fulci. Cliver esteve em Zombi e Terror nas Trevas, e aqui interpreta um nazista embriagado. Símbolo sexual do cinema exploitation italiano, Zora Kerova interpreta um súcubo (vampiro sexual) que tenta seduzir um dos protagonistas. Ela trabalhou com Fulci em um dos seus melhores filmes, O Estripador de Nova York, e esteve em filmes importantes como Cannibal Ferox e O Antropófago.

Como curiosidade, o líder dos nazistas foi interpretado por Robert Egon, que em 1990 interpretou um nazi mais famoso. Egon interpretou a versão jovem do personagem Caveira Vermelha no filme Capitão América, desastrosa tentativa de trazer o personagem da Marvel para as telas. A diferença é que o estúdio Cannon, responsável por Capitão América, resolveu transformar o Caveira em italiano, ao invés de alemão. A versão mais velha do personagem foi interpretada por Scott Paulin.

No comments:

Post a Comment